Messias e a democratização da leitura

Na última segunda-feira, 31-03-2014, completou-se 50 anos do Golpe Militar, notícia amplamente discutida em todos os setores da imprensa, e dia de inúmeras homenagens aos que lutaram pela redemocratização do país. Nessa mesma data o empresário Messias Antonio Coelho, fundador do maior sebo da América Latina, desembarcou em São Paulo, dando início à sua jornada em prol da democratização da leitura.

Messias Antonio Coelho - Proprietário do Sebo do Messias

Esbanjando vitalidade do alto de seus bem vividos 73 anos, Messias Antonio Coelho encontra-se feliz, dividindo com todos seu bom humor, simplicidade e carisma, marcas registradas do visionário empreendedor que deixou Guanhães (MG) para fazer história em São Paulo, onde está radicado há 50 anos, dos quais mais da metade foram dedicados exclusivamente ao trabalho.

Em 1964, aos 22 anos, desembarcou em São Paulo, trazendo consigo o sonho comum aos que buscam novas oportunidades, mas com a garra e simpatia encontrada em poucos. Ele foi a um restaurante para trabalhar como garçom na zona central. Prosperou a ponto de abrir seu próprio estabelecimento no bairro do Paraíso. Porém, a história não facilita o caminho de grandes idealistas e devido ao estabelecimento de uma linha do metrô o negócio não deu certo.

No final de 1969 novamente o destino do jovem se entrelaça com os eventos históricos do país. Além de grandes turbulências internas de contexto social, político e econômico do Brasil, o ano foi um marco na história de vida de Messias. Inaugurava-se o primeiro SEBO DO MESSIAS que, ao longo desses quase 45 anos, teve filiais em diferentes endereços do Centro de São Paulo.

Atualmente o Sebo físico está localizado na Praça Dr. João Mendes, nº 140, e conta com um espaço de 2 mil metros quadrados para o acervo de sua loja virtual www.sebodomessias.com.br, localizado no subsolo da loja. Entre os acervos da loja virtual e sua loja física, Messias tem hoje em suas prateleiras mais de 500 mil títulos, distribuídos entre livros, revistas, gibis, CDs, DVDs e LPs. Para manter tudo em perfeita operação, conta com uma equipe de 49 funcionários.

A história desse mineiro que adotou São Paulo como palco para realizar seus sonhos demonstra a todos, principalmente aos amantes dos livros, que para atingir mudanças em nossas vidas ou na sociedade precisamos apenas de conhecimento, bom humor, simplicidade e perseverança.

Sobre Sebo do Messias

Fundada em 1969 a Livraria e Sebo do Messias é hoje a Maior livraria com vendas de livros e objetos usados da América Latina.
Esta entrada foi publicada em 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo | 12-22 Agosto 2010 e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

43 respostas a Messias e a democratização da leitura

  1. Einar Scatolin disse:

    Meus sinceros parabéns ao Sr. Messias pela visão e pela contribuição a cidade de São Paulo. Sou um cliente assíduo do seu acervo e me orgulho de lá ter encontrado muita coisa que hoje consolida a cultura que obtive na minha vida.
    No mais, toda a justiça em considerar o Sr. Messias e seu Sebo como ícones de uma cultura urbana, cada vez mais corrompida e esquecida pela sociedade!

  2. Ianaculá Rodarte disse:

    Parabenizo o Sebo do Messias pela enorme contribuição à cultura brasileira disponibilizando o seu significativo acervo a todos os aficionados da literatura e do cinema.

  3. Geraldo Rodrigues da Fonseca disse:

    Quero parabenizar este sebo, o do Messias, tudo porque adquirí ao longo do tempo
    preciosas obras e a preços bem módicos.

    Parabens

  4. Roberto Puccia Bianchi disse:

    Sou cliente do Messias desde o inicio dos anos 80 e muito me ajudou nos meus estudos desde então, o Messias é um livreiro simpatico e que nos atende com muita atenção, os seus funcionários seguem a linha do Messias, e sempre bom dar uma passada na livraria na hora do almoço ou após o expediente.
    Roberto

  5. Inocencio disse:

    Sou cliente virtual do Messias já algum tempo,navego sempre no site do seu sebo e sempre encontro livros que me interessam.Parabéns pela bela história de vida…

  6. Cleiton Aoyagi da Silva disse:

    Sou cliente presencial e virtual no Sebo do Messias. É interessante observar como a Sebo continua conquistando inúmeras pessoas durante todos esses anos de existência, deverás não poderia ser menos importante o marco que Messias Antonio Coelho construiu a sociedade paulistana. Parabenizo o Sebo do Messias e a toda a sua equipe pela enorme contribuição. Vida longa a todos.

  7. Diego Martins disse:

    Parabéns ao Messias! Já comprei mais de 50 títulos no melhor sebo do Brasil. Com certeza, irei adquirir muitos mais. Grande abraço!

  8. Grahcia disse:

    Parabéns, pela vida e pelo realização do Sebo do Messias.Já realizei compras através do acervo virtual
    e fui bem atendida.
    Sucesso sempre.

  9. Evanir Vieira disse:

    Parabéns pela feliz jornada! Tenho comprado muitas obras no Sebo do Messias. Os preços são bons e a variedade é muito grande.

  10. Josuel Carvalho da Silva disse:

    Parabéns pelos 50 anos do Sebo do Messias. Uma excelente loja tanto a física como a virtual. Sou cliente e já comprei muito. Os preços são bons.
    Vou comprar muito ainda.
    Vida longa ao Sebo do Messias.

  11. Luiz Alberto Guimarães Costa disse:

    Parabéns pelos 50 anos e pela competencia no atendimento aos seus clientes.

  12. Parabéns ao Senhor Messias e aos 49 colaboradores, viver e prosperar com livros no Brasil é heróico! coleciono quadrinhos e há alguns anos faço compras pelo site, mais de cem ediçōes em dezenas de encomendas e zero problemas;) saúde e paz!

  13. Edma José Reis disse:

    Parabéns, Sr Messias!

    É de gente como o senhor, que se constrói esse nosso
    Brasil, pessoas que não aceitaram a provocação demagógica e autoritária: “Brasil, ame ou deixe-o!” Seu esforço em acolher livros usados e redistribuir a preços econômicos a toda(o)s a(o)s professora(o)s, investigadores e leitores de todas as gerações que amam o conhecimento é ato de civismo! Continue a semear sabedoria e gentileza, nos agradecemos, muito obrigada!
    Edma José Reis

  14. FERNANDO TOURINHO NETO disse:

    Dou meus parabéns ao grande Messias, que tanto nos ajuda com milhares de livros muitas vezes não mais encontrados nas livrarias. Viva ao fundador do Sebo Messias.

  15. Edgard Assumpção Borges disse:

    Até amanhã, Sr. Messias!!!!!
    Abraço do Edgard

  16. Isaias de Paula disse:

    Sou cliente e continuo sendo; parabéns pelos 50 anos. Isaías.

  17. Eduardo B Henriques disse:

    Parabéns, Messias!
    Mais que justas as homenagens.
    Cliente por mais de 30a.; devo a este Sebo a facilidade de aquisição de obras acadêmicas, e algum conhecimento em diversas áreas, a ponto dele se tornar parte marcante em minha personalidade. Tem sido orgulho influenciar familiares e amigos a tão salutar convívio relação.
    Felicidades com sucesso constante!

  18. Emmanuella disse:

    Muitos parabéns!! Sou cliente do website há algum tempo e espero um dia poder visitar a loja física! Muito obrigada por tudo o que só o Sebo do Messias pôde me proporcionar! Muitos anos de vida!!!

  19. kalina ligia castilhos disse:

    Parabéns ao Senhor Messias ,pela dedicação a esse Sebo ,que é um sucesso tanto virtual como presencial,apesar de só ser sua cliente a distancia, por morar em outro estado.Muito bom esse sebo,sempre fiz boas compras e sempre fui bem atendida.Nota 10!

  20. Parabéns Messias e equipe !

    A organização, descrição bem feita, bons preços, rapidez no atendimento. Fazem o sucesso deste sebo. Sou cliente do sebo do Messias a cerca de 30 anos … o número já diz tudo.

    Abraço ao Messias e equipe
    Wenceslau

  21. Annamaria Lotti disse:

    Parabéns pelas conquistas, dedicação e empenho!
    Sou uma cliente assídua da loja virtual, mas em janeira deste ano, tive o prazer de conhecer a loja física e a pessoa do Sr.Messias. Encantador!!!
    Felicidades, saúde, mais sucesso e vida longa!!!
    Abraços!!!

  22. Ana disse:

    Parabéns Sr. Messias pela dedicação!!!

  23. Denise disse:

    Parabéns!!! Sou cliente virtual e sempre fui muito bem atendida.
    Seu trabalho é valoroso, pois possibilita a democratização do acesso ao livre, que há 50 anos era restrito às elites. .

  24. César Leonardo disse:

    Muito bem. Tive o prazer de conhecê-lo em São Paulo há um mês. Compro frequentemente seus livros.

  25. ROBERTO GARCIA disse:

    Como cliente e admirador do Sebo do Messias, parabenizo ao senhor Messias Coelho pelo grande projeto cultural que se tornou esta livraria. Estendo os meus parabéns a toda equipe de colaboradores do Sebo, que contribui para que ele se mantivesse por quase 50 anos com brilho e grandeza! O Sebo do Messias é o melhor lugar para estudantes e pesquisadores de livros raros.

  26. Parabéns, Sr. Messias, pela perseverança, bom-humor e simpatia, ao lidar com os negócios de seu sebo.

    Saudações.

  27. Quero receber sua listagem da estante de ofertas. parabéns pelo seu trabalho.

  28. nelson disse:

    não é fácil ser livreiro no brasil. o senhor é um herói. além da falta de educação presente em todo o país, o preço dos livros é astronômico. o brasileiro não lê. não tem o costume. no entanto, eu que gosto muito de ler, só não adquiro mais livros por causa do exorbitante preço. o sebo é um alternativa. rogo a DEUS que outros livreiros sigam seu caminho. PARABÉNS.

  29. Harlei Cursino Vieira disse:

    Muitas obras marcantes possui o Sebo do Messias, além de discos e cds. Parabéns!!

  30. Marcelo Brandão Tatajuba disse:

    Parabéns ao Messias pelo seu empreendedorismo exemplar, e que siga sempre com essa grande virtude pela cultura, com livros de qualidade e preços muito convidativos, sempre estou comprando, um grande abraço.

  31. marion128costa@gmail.com disse:

    PARABÉNS! Todo projeto que envolve cultura deve ser parabenizado! Fico muito feliz que a ideia do Sr. Messias tenha nos ajudado a cultivar a leitura de livros físicos.

  32. Maurício de Oliveira disse:

    Bom dia Sr Messias.
    Parabéns por essa grande data.
    Todos os dias não deixo de passar na sua loja.
    Por gentileza, quero também ter acesso aos livros que estão com ofertas de 70% e ao mesmo tempo, saber se outros produtos estão incluídos nessa promoção de aniversário?
    Felicidades.
    Maurício

  33. Frequento o Sebo do Messias desde o começo dos anos 80, quando descobri o que era um “Sebo”. O trabalho excepcional do Sr. Messias me inspirou e fez com que eu fizesse meu próprio Sebo, em Vila Velha. Parabéns Sr. Messias, que essa garra e insistência possa alcançar ainda mais fãs e leitores e que a busca incessante por incentivar a leitura, corra em seu sangue e de seus funcionários. Vida longa e próspera!!!

  34. Romolo Ciuffo disse:

    Parabéns pela construção e devoção do templo à mais civilizada das paixões: a leitura

  35. Rafael Lima disse:

    Parabéns pela coragem meu amigo. Abraços do Rio de Janeiro para você.

  36. Diego Rodrigues disse:

    Obrigado por facilitar a vida de muitos leitores, parabéns pelos 50 anos de dedicação.

  37. Alesandra disse:

    Parabéns! Grande orgulho para São Paulo! Abraços

  38. SUELI GOMES DA SILVA disse:

    Sou cliente do SEBO e PARABENIZO AO SR. MESSIAS PELO MARAVILHOSO ACERVO. SE PUDESSE COMPRARIA TUDO E CRIARIA UM PRA MIM>

  39. gilberto santos disse:

    desejo ao sr.messias muita saúde e que continue nos proporcionando a alegria de ler grandiosos livros! parabéns !!!

  40. Lourdes A L Ferreira disse:

    Parabéns, sr. Messias!
    Grande abraço ao senhor e toda sua equipe!

  41. Conheço o Sebo do Messias desde 1992, e comprava em todas as lojas dele. Depois que passei a morar fora de SP, já comprei dele também pela Internet.
    Parabéns pelos 50 anos de Messias na terra da Garoa e por esse verdadeiro patrimônio cultural de São Paulo, o Sebo do Messias.

  42. João Alves da Cruz disse:

    Olá meu caro Sr. MESSIAS ANTONIO COÊLHO…parabéns pela iniciativa e pela perseverança em acreditar nos benefícios da leitura. Gosto de ler e já adquiri produtos do Sebo do Messias. Parabéns aos nossos irmãos brasileiros que tem o bom hábito da leitura.

    João Alves da Cruz
    São João do Arraial – Piauí

  43. Fabio Alves de Paula disse:

    Parabéns pela bela jornada de vida! Desejo Sucesso nos negócios, Paz na vida, Amor em Família, Saúde ao Homem e a Graça do Senhor. De um cliente que admira essa luta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>