A trajetória dos livros que fazem parte de nossos acervos.

Os livros do Sebo do Messias colocados à venda, tanto na loja virtual como no acervo de nossas lojas físicas, passam por uma verdadeira maratona até ficarem disponíveis nas prateleiras.

Logo após a aquisição dos livros é realizada a triagem. Alguns exemplares nem sempre apresentam bom estado de conservação. Os mais desgastados são enviados ao nosso setor de encadernação e restauração, onde passam por restauração, geralmente pequenos ajustes.

Todos os livros, tanto os restaurados como os que já se encontravam em bom estado, seguem para o setor de identificação e classificação. É onde o livro recebe a etiqueta da livraria, para depois ser classificado e avaliado. A avaliação é o último estágio antes de se colocar preço ao produto. Considera-se, por exemplo, o estágio de oxidação (caso as páginas se encontrem amareladas), a quantidade de rasuras, entre outros detalhes. Além disso, autógrafos e dedicatórias são conferidos.

Só então os livros ficam prontos para seguirem seu caminho, seja para o acervo das lojas físicas ou da loja virtual. Exemplares direcionados ao acervo virtual passam pelas mãos e os olhos de nossos cadastradores, que descrevem o estado de conservação do produto e inserem dados catalográficos (título, autor, editora, ano de publicação, edição, etc).

Com o término do processo de descrição, os produtos seguem para o setor de imagens, onde cada livro tem sua capa e página de rosto digitalizada. Eventuais páginas de interesse descritivo, como anotações de ex-proprietários ilustres, também são digitalizadas.

Depois disso os produtos, já devidamente armazenados em nosso banco de dados, seguem para o setor de conferência, onde profissionais preparados verificam todos os dados inseridos, tais como imagem, ortografia e medidas de volume e peso. Após a conferência, o material está pronto para ser disponibilizado e, consequentemente, arquivado para uma futura compra.

É importante frisar que o acervo da loja física é diferente do da loja virtual, apesar de não ser difícil encontrarmos títulos iguais nas duas lojas. Ou seja, a loja virtual tem seu acervo destinado apenas para vendas pelo site. Isto garante que um livro adquirido dessa forma esteja nas condições descritas e devidamente separado para envio.

Ps. Breve vocês poderão conhecer mais sobre nossa livraria.

Sobre Sebo do Messias

Fundada em 1969 a Livraria e Sebo do Messias é hoje a Maior livraria com vendas de livros e objetos usados da América Latina.
Esta entrada foi publicada em A trajetória dos livros que fazem parte de nossos acervos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a A trajetória dos livros que fazem parte de nossos acervos.

  1. Maybe the GREATEST post that I read all year.

    -Thank you
    Reynaldo

  2. This is the most influential thing I read ever :)

    Sue

  3. Marcelo Holanda disse:

    Sou advogado residente em Belém no Pará, contudo milito bastante em São Paulo e Brasilia, o Sebo do Messias foi e contuna sendo indispensável na formação de minha biblioteca, a eficiência demonstra sua seriedade…mais uma vez parabéns!!!

  4. David Cobb disse:

    I agree with the post above and I will find more information from google.

  5. Carlos Souza disse:

    Sempre adquiro livros no Sebo do Messias enriquecendo minha biblioteca, pq além do preço imbatível, que seduz à compra de mais de um exemplar, a qualidade e o cuidado com os produtos vendidos são de primeiro mundo, impecável e estimulante para mais aquisições. A rapidez e segurança na entrega também me atraíram.

  6. ALEXANDRE ALBERTONI disse:

    The best second-hand bookstore ever!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>