O Cotidiano do Sebo

O Sebo do Messias revende livros há mais de 40 anos e reserva diversas curiosidades

O prédio principal do Sebo do Messias fica na Praça João Mendes, número 140.

Fachada da Loja localizada na Praça João Mendes 140

Escondido entre construções antigas, Fórum e Igrejas, sobrevive desde 1970. O mineiro Messias Antônio Coelho foi seu fundador. “Tudo começou com uma doação de livros jurídicos que recebi, comecei a vendê-los em uma sala alugada neste mesmo prédio, então alugamos outras salas, contratamos funcionários, alugamos mais salas e…” termina sua frase apontando em direção à filial, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, próxima a Estação de Metrô da Sé.

O Sebo vende diversos tipos de produto, de discos de vinil à guitarras elétricas. “Livros a partir de um real”, indica a placa de papelão acima das obras empilhadas. A loja 140 vende obras de todos os assuntos e conta com o som ambiente de um violonista. “Gasto horas folheando os livros e ouvindo essas músicas. Para ficar perfeito, só faltava um cafezinho”, brinca Carmem Rouge, que frequenta a loja há cinco anos.

Recentemente, o sebo entrou no comércio online. A loja virtual já existe há mais de um ano e vende livros, revistas e discos. “Resolvemos fechar o acervo da loja virtual para evitar o desgaste dos produtos e garantir que toda obra comprada esteja disponível para envio”, explica Cleber Aquino, que também é mineiro e foi um dos construtores da loja virtual. Cleber diz que no início a proposta da loja virtual teve difícil aceitação, mas depois do sucesso de vendas ganhou prestígio dos funcionários e clientes.

Todos os produtos passam por este setor de cadastramento

A “base operacional” da loja virtual mistura tecnologia ao clima poeirento e tradicional dos sebos. Ao entrar, observa-se uma infinidade de raridades entre computadores: pilhas de revistas Manchete ao lado de telas de LCD, revistas Playboy dos anos 70 – muitas com pin-ups na capa – dividindo espaço com fios elétricos coloridos e discos de vinil antiquíssimos reluzindo ao piscar dos modems. “Isso aqui é a Nabucodonosor”, brinca o funcionário Rogério Brugnera, comparando a loja virtual à nave do filme Matrix.

O ciclo de uma obra comprada pelo Sebo do Messias é o seguinte: primeiramente, os clientes aparecem com os produtos na loja física ou ligam para marcar uma visita de um representante da empresa em sua residência para o caso de grandes quantidades de produtos. Seja indo até a livraria ou recebendo um funcionário em sua casa os produtos a venda passam por uma avaliação e chega-se até um preço agradável ao comprador e cliente. Depois é feita uma seleção, alguns vão para loja virtual e outros para a física, tudo depende da importância e do estado de conservação da obra.

Selecionando e preparando os livros que serão cadastrados

Selecionando e preparando os livros que serão cadastrados

Os que são selecionados para a loja física passam por uma pesquisa de preço e são restaurados. Se o estado da obra estiver muito precário, ela vai para o setor de encadernação. Então, são expostos nas prateleiras da loja até serem vendidos. Os que vão para a virtual são pesquisados, cadastrados no site e em seguida colocados em ordem alfabética nas longas prateleiras de ferro do estoque.

Preparando para envio

Quando comprados, um dos funcionários busca o livro e o leva para outro setor, onde o produto é empacotado e enviado ao seu destino final: a casa dos clientes.

Uma curiosidade é que, ao folhear os livros, os funcionários do sebo encontram uma infinidade de fotos, bilhetes, boletos, desenhos e até mesmo dinheiro. Algumas são relíquias esquecidas pelos antigos donos e outras são motivos para boas risadas: declarações de amor, trevos de quatro folhas e a foto de um senhor bigodudo com chapéu de cowboy fazendo sinal de positivo com os dois polegares fazem parte desse acervo. “Eu já até cogitei para que fosse feita uma seção no site com essas pérolas”, conta Lucas Lellis, revisor da loja virtual.

Um poço de cultura a ser visitado, as histórias e curiosidades do lugar dariam milhares de páginas. Além da oportunidade de achar livros e discos que sua bisavó vendeu, ainda é possível conversar com pessoas muito interessadas no que fazem: alguns dos funcionários são colecionadores inveterados, leitores compulsivos e especialistas em raridades. É difícil sair de lá sem aprender algo novo ou dar boas risadas, e claro, levar um livro para casa.

APROVEITEMFRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL!

Sobre Sebo do Messias

Fundada em 1969 a Livraria e Sebo do Messias é hoje a Maior livraria com vendas de livros e objetos usados da América Latina.
Esta entrada foi publicada em Dia-dia do Sebo na Bienal de São Paulo. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

19 respostas a O Cotidiano do Sebo

  1. Alexandre Delunero disse:

    Sou colecionador e adoro revistas e livros antigos, só que fico arrasado quando compro
    uma revista e ela chega até mim faltando páginas, rasgada ou sem poster. Aí é aquele
    aborrecimento e trabalho para fazer a devolução. Sei que é difícil verificar todas as revistas antes de vende-las, mas as vezes basta uma simples folheada para ver o problema. Parabéns ao Sebo do Messias, gosto dos produtos e do atendimento.

  2. Adriane Gevert disse:

    Moro em Ponta Grossa-Pr e tenho dificuldade em encontrar algumas obras mais específicas por aqui, mas ei que nesta hora o Messias sempre ajuda…
    Sou cliente da loja virtual já faz uns anos, feliz e satisfeita.
    Adorei a novidade do blog e quero confessar que nos livros que recebi já encontrei “lembrancinhas” dos antigos donos, a idéia de colocar uma seção no blog com as pérolas não seria nada má.
    Abraços, felicidades no empreendimento.
    Adriane

  3. José Gomes de Souza disse:

    Sou freguês do Sebo do Messias já há algum tempo. Honestidade e rapidez no atendimento e envio das mercadorias é seu ponto forte. Desejo todo o sucesso do mundo para tão conceituado empreendimento

  4. OSVALDO disse:

    Parabens pela matéria !

    Moro em Votorantim-SP e tanto Eu quanto minha Casa somos FÃs do Sebo do Messias, com esta matéria aumentamos nosso respeito por esta LIVRARIA do Brasil !

    Abraço e sucesso a todos !

  5. Barbara maradei disse:

    Que legau! Num sabia qui o sebo tinha tanta histórias assim!!

  6. Danilo Vaz-Curado disse:

    Compro no sebo do messias a um bom tempo e seguramente é o melhor caminho para quem deseja comprar livros, raros, de qualidade e com preço acessível. Ademais, todos os livros possuem qualidade acima da média.

  7. Eu sou cliente antigo deste excelente sebo, sempre fui bem atendido, os livros são bem conservados, há uma ótima equipe de funcionários no atendimento! Eu tenho centenas de livros adquiridos no Sebo do Messias, para mim não há outro sebo melhor! MEUS PARABÉNS SENHOR MESSIAS!

    SEU CLIENTE

    MARCELO GONÇALVES

  8. João Erton disse:

    Comprei alguns livros pelo site do Sebo. Confesso que fiquei um pouco apreensivo com o estado de conservação dos livros que receberia. Quando os recebi, fiquei aliviado, pois verifiquei que os seis livros estavam muito bem conservados, com aparência boa, capas perfeitas. O atendimento foi rápido e confiável. Gostei do profissionalismo. Parabéns.

  9. Graciela Rezende disse:

    Ha muitos anos compro livros na praça João Mendes mas depois mudei para o MS e então fiquei restrita a comprar quando viajava a São Paulo, portanto quando tomei conhecimento da loja virtual, foi uma festa e tenho comprado com frequencia.
    Obrigada pela ideia!!!!
    Graciela

  10. Sou cliente da empresa. Adquiri vários livros de direito que não tinha encontrado para a pesquisa do Curso de Mestrado. Sempre que preciso de livros, entro no site, para consultar. Gostei do trabalho e acho a atividade essencial, numa sociedade consumista e com retardamento de reflexão. É um excelente memorial para a sociedade, e deveria ter inclusive, cursos próprios para a atividade, incentivos fiscais e culturais, já que é um memorial vivo da sociedade. O livro de papel nunca será substituído por equipamentos de virtualidade. Ele é conhecimento presente nas mãos. É um tesouro permanente, insubstituível.

  11. Geraldo disse:

    Conheci o Sebo do Messias este ano e realizei 2 compras via web. Bem, fiquei impressionado com a eficiência, honestidade e competência com que trabalham. Quando relatam o estadode um livro, pode acreditar, é como dizem. Os 2 que comprei eram listados como ótimo estado e realmente, estavam novos. Parabéns, que continuem mais 100 anos

  12. Normélio Pontes de Lima disse:

    Devo muito do meu conhecimento aos Livreiros do Brasil. Meses atrás procurava um livro que talvez nem mais existisse. E foi no “Sebo do Messias” que o localizei. Feliz da vida, telefonei para São Paulo. E sabem quem atendeu? o próprio Senhor Messias. Fiz a reserva, depositei o dinheiro correspondente e, em seguida o livro me chegou às mãos, otimamente acondicionado. Antes que me esqueça: o nome do livro é “Phylos, o Tibetano”. A raridade das raridades. Sempre que o apanho para releituras, lembro deste acontecimento. Por isso o meu carinho com aqueles que mais protegem a cultura neste país: OS LIVREIROS.
    Nonô.

  13. Ivonete disse:

    Já comprei e aprovei, agora estou algum tempo tentando comprar outro, mas não tem, é o DVD Clipes 1 MKARAOKÊ, ver se encontram para mim, desde já agradeço, abraços,

  14. Anildo Jr. disse:

    Já tive o prazer de conhecer a loja quando estive em São Paulo. Sempre encontro um livro interessante e que atende as minhas necessidades na livraria virtual. Agradeço e deixo todo o abraço a que prestam este serviço. Parabéns!

  15. Geraldo Costa Rosa disse:

    Há um certo tempo tornei-me cliente do Sebo do Messias, adquirindo vários exemplares principalmente em quadrinhos. Coisas que a gente não tem mais chance de encontrar no mercado, acaba encontrando nos sebos e o Messias, é na minha opinião, um dos mais bem sortidos. Mas o melhor é o atendimento da empresa. Tudo é feito com extremo profissionalismo, o que dá segurança aos clientes. Continuem assim, que eu continuarei sendo seu cliente e indicando o sebo para outros colecionadores.

  16. Francisco Piorino Filho disse:

    Parabéns pela organização. Já comprei vários livros no Sebo Messias que me forame continuam a ser úteis. Gostaria de saber se os senhores tem albúns de figurinhas de futeol da década de 1940.Grato.

    • Prezado Sr. Francisco Piorino,
      Em nossa loja física temos sim, inclusive temos também inúmeros selos e afins, porém é um material que não da para ser disponibilizado para vendas on-line no momento, porém já estamos criando uma ferramenta que possibilitará a venda destas e outras curiosidades que aparecem no dia-dia do Sebo.

  17. Julio Cesar Oliveira disse:

    O Sebo do Messias é SHOW!, sempre que compro é satisfação garantida.

  18. Maysa Marin Audi disse:

    Compro no Sebo do Messias gravações antigas de DVD de Óperas e musicais muito bem conservados, livros de arte ou romances. Tudo sempre entregue na mais perfeita ordem. Adorei saber mais sobre a história de vocês. Faz com que fiquemos mais próximos! Parabéns! Vocês guardam os tesouros da nossa cultura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>